terça-feira, 11 de setembro de 2012

A escolha do método e ... O grande dia =)

Hoje vou falar um pouco da minha cirurgia e de como foi o procedimento.

Depois de levar os exames para meu médico, Dr. Celso Empinotti, ele verificou que o melhor procedimento para mim seria o método chamado by pass, onde o estômago é grampeado, conforme a figura abaixo:

Procedimento que realizei chamado By Pass Gástrico


Dois dias antes da cirurgia eu fiquei em jejum de líquido, o que foi bem tranquilo. Um dia antes da cirurgia fiquei de jejum e depois do meio dia não poderia tomar nem água e foi o mais difícil. No dia 23/08/2012 levantei mais tarde para justamente não pensar em comida hehehe, pois tinha que estar no hospital às 14h e a cirurgia seria às 15:30. Meus pais vieram me buscar para me levar e meu esposo que estava viajando foi me encontrar diretamente na Clínica que operei chamada Clínica Santa Helena em Florianópolis-SC. 

Cinco dias antes da cirurgia (112 kg).


A ansiedade era bem grande mas depois que cheguei na clínica comecei a me acalmar. Beijei minha mãe e meu esposo e entrei sorrindo na sala de espera. Depois troquei de roupa e tomei um comprimidinho para relaxar e dormir, mas mesmo na maca não dormi de tão ansiosa, então quando o anestesista me chamou estava bem acordada e fui andando e conversando com ele para o centro cirúrgico. Lembro que ele pegou meu braço para achar a veia correta, conversou alguns segundos comigo e depois... já acordei indo para o quarto.

Logo após a cirurgia não senti dor nenhuma, sentia somente muito sono. Lembro que não deixei me colocarem sonda, por ouvir de outras pessoas que dói bastante na hora de tirar hehehe, mas aos poucos consegui urinar normalmente. As dores começaram no dia seguinte, mas com a medicação nada insuportável, mas é claro que alguma dor é normal devido ao procedimento. Como ficava algum tempo deitada na mesma posição tinha dores nas costas, também devido ao gás que injetam para fazer o procedimento sentia um certo desconforto, mas bastava levantar e andar pelos corredores que aliava bastante.

O que me ajudou a me recuperar muito rápido foi a fisioterapia e as caminhadas de hora em hora pelos corredores da clínica, pois como meu médico sempre me dizia: é uma cirurgia de repouso mas não na cama. Depois da cirurgia fiquei dois dias somente no soro, mas não sentia sede e nem fome, é algo incrível, pois achei que ia sofrer nesse período.
Operei na quinta às 15:30h e no sábado às 13h após tomar alguns copinhos de água e chá, o médico me deu alta, pois estava me sentindo super bem e não via a hora de ir para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário